[Teste de estanqueidade em rede de gás]

Teste de estanqueidade em rede de gás é essencial para a segurança

Essa verificação evita grandes riscos nas redes de gás

O teste de estanqueidade em rede de gás é muito importante para evitar riscos. Com a realização dos testes, eles verificam que a rede de gás não possui nenhum vazamento e está correndo tudo como foi planejado. Caso exista alguma parte não estanque, é necessário que ela seja arrumada rapidamente para evitar explosões e incêndios maiores.

O teste de estanqueidade em rede de gás busca examinar todo o sistema para garantir a estanqueidade no local onde ele está instalado e também busca encontrar alguma outra irregularidade como locais confinados, validade dos flexíveis, válvulas soltas ou envelhecidas. O teste de estanqueidade em rede de gás é realizado em sua rede principal, prumadas e instalações internas.

Um teste de estanqueidade em rede de gás comum no mercado é feito em pneus, para assegurar, que o mesmo, não irá esvaziar ao longo do tempo, ainda é possível fazer em tanques de gásolina, entre outros. Um pequeno vazamento na tubulação pode gerar graves problemas para a empresa e para todos que vivem ao redor do estabelecimento, apartamento ou casa. Com o estrago do meio ambiente, pode contaminar o lençol freático, grande perda do produto, compra nova dos produtos, perigos de explosões e também é possível que o local receba uma multa por conta do estrago no meio ambiente.

Os teste de estanqueidade em redes de gás só podem ser realizados por empresas especializadas de comprovada experiência. Ainda, o profissional deve estar regulamentado no conselho regional cuja cidade pertence. Além disso. a empresa deve possuir um CNPJ, compatível com a atividade teste de pressão, análises técnicas e inspeções.

Para realização do trabalho, é necessário que a empresa respeite as normas vigentes. Todo o projeto de inspeção é preciso que atenda a NBR 15.526. Além disso, ao fim da verificação será entregue um laudo técnico do teste de estanqueidade em rede de gás com todas as informações a fim de comprovar a estanqueidade. O laudo é emitido caso a tubulação esteja em perfeitas condições, com isso, a empresa ou residente recebe a ART para obtenção do AVCB e seguro do condomínio. O teste de estanqueidade em rede de gás tem normalmente a validade de doze meses e deve ser repetida ao fim desse período.

Galeria: